
“Pesquisar na WWW é ao mesmo tempo se encontrar nas multiplicidades e se perder; é avançar e recuar o tempo todo; é não mais separar e ao mesmo tempo, com todas as forças tentar distinguir; é o ilimitado e o limitado que tentam se manifestar e se confundem...” (Leão, 1999, p.25).
Para uma melhor compreensão sobre a definição de Hipertexto é preciso fazer uma comparação com o texto tradicional tão familiar a todos nós. Todo texto, seja ele impresso ou em formato de documento de computador obedece a uma sequência linear definindo a ordem em que o texto deve ser lido: Primeiro você lê a página um, depois lê a página dois, lê a página três e assim sucessivamente. Do outro lado temos o Hipertexto, que é não-linear, não existe uma ordem única que determine a sequência na qual o texto deve ser lido, ele apresenta várias opções diferentes e cabe ao leitor individualmente determinar qual delas seguirá no momento em que estiver lendo. Por ser um documento eletrônico, ele é formado por links, ("atalhos") que facilitam a navegação, pois permite que outros sites sejas acessados automaticamente, que por sua vez também oferecem novos links e assim sucessivamente, formando uma grande teia, tornando a leitura mais ágil e sem limites devido a infinidade de links disponíveis. Muitas vezes uma leitura é interrompida ao se deparar com um vocábulo estranho ou uma curiosidade, isso acontece, talvez, pela falta de tempo ou de material que sirva de fonte de pesquisa. Em oposição a este tipo de leitura, temos o que vem a ser a grande diferença entre texto e hipertexto que são a velocidade, precisão, dinamismo, interatividade, acessibilidade, estrutura em rede. Clicar com o mouse sobre um link é muito mais rápido do que procurar um dicionário. E ainda, se a home page em que estamos não nos oferece o que buscamos, rapidamente podemos saltar para outra e assim por diante. “Isto se torna a norma, um novo sistema de escrita, uma metamorfose da leitura, batizada de navegação” (Lévy, 1993, p. 37).
Particularmente, não sei como conseguíamos viver sem essa rede virtual, esse mundo tecnológico, que nos possibilita, além de uma leitura ou pesquisa mais dinâmicas, que nos comuniquemos com pessoas que normalmente não teríamos mais contato. Diante desta grande aliada ao nosso dia-a-dia, resta-me dizer: Viva a
World Wide Web.
De fato, Teacher Marcely, na atualidade, seria praticamente impossível viver desconectado desse universo tecnológico à nossa volta. O hipertexto configura-se como um exemplo significativo dessas inovação/revolução tecnológicas.
ResponderExcluir